EFA : ESCOLINHA DE FUTEBOL DE ACAÚ - PB

Um exemplo a ser seguido por  todos que  são amantes do futebol,  que podem  fazer algo  pela  sociedade, ''Revelando Atletas e Formando Cidadãos''  , e assim que pensam os membros que compõem a EFA , situada no Distrito de Acaú - Ptimbú -PB , Parabéns a  Nivaldinho , Betinho e Betão , por esse belíssimo  trabalho.






BETINHO






BETÃO

NIVALDINHO


POLÍCIA : Vídeo amador mostra jovem sendo baleado em praça pública em João Pessoa; acusado é preso

Portal Correio

O ex-interno do Centro Educacional do Adolescente (CEA), Luciano de Oliveira Santos, 19 anos, foi preso na noite desta quinta-feira (6), acusado de tentar matar Isaías Bezerra, 21 anos, em uma praça pública do bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa. A tentativa de homicídio ocorreu na última terça-feira (4). Um vídeo feito por um cinegrafista amador flagrou o momento do crime.
De acordo com o tenente coronel Lívio Delgado, comandante do 5º BPM, a polícia começou a investigar o crime e durante o processo investigatório, um vídeo foi fundamental para a elucidação do caso.
“Com o vídeo em mãos fizemos algumas prisões e conseguimos chegar até o Luciano de Oliveira. A vítima reconheceu o Luciano como sendo autor dos disparos. O acusado disse durante a prisão que efetuou os disparos contra Isaías porque ele tinha o ameaçado de morte. Os dois têm passagem pela polícia e já cumpriram pena no CEA e Sejeg. Eles moram na mesma rua no bairro Valentina. São ‘amigos’ e têm envolvimentos com a criminalidade”, enfatizou o coronel.
Ainda de acordo com o Lívio, além de Luciano, um menor foi detido considerado o comparsa do atirador. “Adolescente de 15 anos é conhecido da polícia. O Luciano disse que a arma utilizada na tentativa de homicídio estava com o menor. O adolescente negou e houve um bate boca entre eles”.
Isaías Bezerra foi baleado e socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e continua internado em estado grave. Luciano de Oliveira foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios de João Pessoa. O menor foi levado para a Delegacia do Menor Infrator.

UFC : TUF Brasil 2 terá noite de estreias, sonhos e rivalidades em Fortaleza

Além da disputa do título do reality show e do contrato com o UFC, evento contará com revanche histórica entre Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum

Por Adriano Albuquerque e Marcelo RussioFortaleza, CE
31 comentários
A primeira vez a gente nunca esquece. A frase, de um conhecido comercial de TV, pode se aplicar ao TUF Brasil 2 Finale, que acontece esta noite, em Fortaleza. Desembarcando pela primeira vez no nordeste brasileiro, o maior torneio de MMA do mundo terá nada menos que sete atletas estreando no evento: Antônio Braga Neto, Anthony Smith, Leandro Buscapé, Eddie Mendez e Rafael Feijão, além dos finalistas do reality show, William Patolino e Léo Santos. E, para fechar a noite, uma revanche entre os pesos-pesados Rodrigo Minotauro e Fabricio Werdum. O canal Combate transmite o TUF Brasil 2 Finale ao vivo e na íntegra, direto do ginásio Paulo Sarasate, a partir de 17h (de Brasília) de sábado. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as duas últimas lutas do evento ao vivo às 23h20m (de Brasília), logo após o Zorra Total.
Minotauro Werdum UFC TUF Brasil 2 (Foto: Adriano Albuquerque)Minotauro e Werdum fazem revanche diante da torcida de Fortaleza (Foto: Adriano Albuquerque)
A uma luta do sonho. Assim pode ser descrito o estado de espírito dos dois finalistas do TUF Brasil 2, William Patolino e Léo Santos. Os dois cariocas chegaram à grande decisão por caminhos diferentes. Enquanto Patolino venceu suas três lutas no reality show - contra Thiago Santos, Tiago Alves e Viscardi Andrade -, Léo Santos venceu duas lutas - contra Juliano Ninja e Thiago Santos -  e perdeu a semifinal contra Santiago Ponzinibbio, mas contou com a lesão do argentino para conquistar uma vaga na grande decisão.
- Não acho que o Léo Santos não seja merecedor de estar aqui na decisão. Ele fez uma luta dura contra o Santiago, que poderia ter sido dada para qualquer um. Ele ter perdido e ter  chegado à final só me faz ficar mais atento a ele, porque um cara duro como o Léo não vai querer perder duas lutas seguidas. Vou com tudo para a decisão, para lutar MMA, que é a minha praia. Sei da qualidade dele no chão, é um especiialista em jiu-jítsu, mas isso aqui é MMA, e eu vou lutar aonde quer que seja, no chão ou em pé - disse Patolino.
Para Léo Santos, que tem um estilo um pouco menos agitado, o ex-companheiro de equipe no reality show garante que as brincadeiras ficaram para trás, e seu foco está totalmente voltado para a grande final.
- Fortaleza é a terra do humor, tem vários humoristas famosos daqui, mas, lá dentro, não tem brincadeira não, lá dentro a coisa é séria. Vou tentar trazer o público para o meu lado com a minha seriedade de sempre, mostrar que vim aqui para lutar e vencer. Com certeza, ele é um cara carismático e brincalhão, é mais fácil de atrair o público, mas acho que o pessoal vai estar do meu lado - disse o lutador de 33 anos, 12 a mais que o rival.
Patolino e Leo Santos encarada treino aberto UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Pelo sonho do UFC: Patolino e Léo Santos buscam título do TUF Brasil 2 (Foto: Adriano Albuquerque)
Luta principal com gigantes em momentos diferentes
A luta principal do evento, entre Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum, traz os atletas em momentos diferentes na carreira. Enquanto Werdum é apontado como favorito à vitória, que provavelmente lhe credenciaria a uma futura disputa de cinturão dos pesos-pesados do UFC, Minotauro chega para o combate na inusitada (para ele) situação de azarão. Nos treinos abertos e na pesagem, no entanto, a lenda baiana do MMA mostrou estar em excelente forma física e técnica.
- Não me considero favorito para essa luta. O Minotauro é um excelente lutador, um cara que sempre tem que ser respeitado. Acredito que eu vá vencer, porque estou muito bem treinado, mas de forma alguma se pode desacreditar um lutador como ele. É um ídolo, e já mostrou que pode superar qualquer dificuldade que apareça à sua frente. Vou muito concentrado para o combate, esperando sair de lá com a mão erguida e com a chance de provar que eu posso ser o melhor do mundo - disse Werdum.
Rafael Feijão Thiago Silva UFC Brasil (Foto: Adriano Albuquerque)Os brasileiros Rafael Feijão e Thiago Silva: duelo
tenso no octógono do Ceará ( Adriano Albuquerque)
Menos falante e sorridente que de costume, Minotauro passou a semana em Fortaleza mais distante dos fãs, concentrado em seus treinos. Pouco foi visto no lobby do hotel, e quando isso aconteceu, a fisionomia era fechada.
- No octógono, não tem brincadeira, e ele sabe disso. O Werdum é muito bem-humorado, um lutador brincalhão, mas ele vai com tudo na luta, vai para vencer. Eu vou para vencer, sou um pouco mais sério, e nossa carreira está em jogo. É uma luta muito importante nos pesos-pesados, um passo muito grande, então estamos levando muito a sério.
Rivalidades brasileiras no octógono
O TUF Brasil 2 Finale viu nascerem duas rivalidades que esquentarão ainda mais o evento. No card preliminar, o cearense Godofredo Pepey e o paulista Felipe Sertanejo quase trocaram empurrões na pesagem, deixando o clima tenso e criando uma expectativa muito grande para a luta. Já no card principal, os meio-pesados Thiago Silva e Rafael Feijão passaram as últimas duas semanas trocando provocações pela imprensa. Thiago disse que era amigo de Feijão, não gostou de ver que o rival o desmentiu, alegando serem apenas conhecidos, e partiu para a ofensiva.
- Esse cara é um idiota, ele é muito pequeno pra mim. Ainda bem que não o encontrei no hotel.
Já Feijão preferiu não responder, e se concentrar na luta.
Ronny Markes MMA (Foto: Ana Hissa)Acidente de carro, nesta sexta, deixou Markes
fora do card do UFC Fortaleza (Foto: Ana Hissa)
- Eu nem ouvi o que ele falou, nem procurei saber o que foi. Não sei do que ele está falando. O que importa é quando fechar o octógono.
O público cearense mostrou muita empolgação com os representantes do estado, Pepey, Rony Jason e Caio Magalhães. Os lutadores prometeram retribuir com muito suor no octógono, e Magalhães garantiu esperar uma goleada local.
- Na minha opinião, vai ser 3 a 0 Ceará. Estamos lutando em casa, e não podemos decepcionar nossa torcida. Aqui no Ceará dizem que galo que quer cantar no terreiro do outro tem que ir pra briga. Ficar só cantando de longe não garante nada. Então, que venha quem vier, aqui é nosso terreiro, e quem canta somos nós - brincou o lutador.
O torneio sofreu uma baixa de última hora com o acidente automobilístico que tirou Rony Markes da disputa, e forçou o UFC a cancelar a sua luta contra Derek Brunson, que seria a penúltima do card preliminar. O lutador precisou ser atendido em um hospital da capital cearense, e está usando um colar cervical por precaução, mas garantiu que foi mais um susto, e pediu para, assim que for liberado pelos médicos, ter uma nova luta agendada.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Erick Silva x Jason High
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

EDUCAÇÃO : Brasil tem 4,2 mil escolas que nunca conseguiram atingir sua meta do Ideb

Índice avalia a qualidade do ensino no ensino fundamental e ensino médio.
Inep diz que dialoga com as redes para auxiliar escolas com problemas.

Ana Carolina MorenoDo G1, em São Paulo
43 comentários
Carência de professores compromete ensino em escolas estaduais de AL (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Ideb analisa ensino fundamental e médio no Brasil
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O Brasil tem 4.283 escolas públicas que desde 2007, primeiro ano em que foi possível avaliar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), jamais conseguiram atingir suas metas individuais calculadas pelo governo federal.
Os cálculos do levantamento incluem apenas as escolas de ensino fundamental que tiveram o Ideb calculado nestes três anos. Segundo levantamento feito pelo G1 a partir dos dados do último Ideb divulgados peloMinistério da Educação, 1.828 escolas não conseguiram atingir a meta dos primeiros anos do ensino fundamental, 2.232 escolas ficaram abaixo da projeção nas turmas dos anos finais do fundamental e 223 escolas tiveram índices abaixo do esperado em 2007, 2009 e 2011 tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental.
O Ideb foi criado pelo governo federal para medir a qualidade das escolas e redes de ensino. Ele é calculado a cada dois anos desde 2005 com base no resultado da Prova Brasil e nas taxas de reprovação. Há indicadores calculados para cada escola, rede de ensino, município, estado e o país.
Todas as instituições públicas têm uma meta própria para alcançar a cada dois anos nos últimos anos do ensino fundamental I e fundamental II. A nota vai de zero a 10. A expectativa do governo federal é que, em 2021, os anos iniciais do fundamental brasileiro alcancem o Ideb 6,0. Para os anos finais, a meta é 5,5 pontos.
As 4.238 escolas representam 13,8% do total de 31.042 instituições que se encaixam nesta categoria. De acordo com o MEC, entre todas as instituições, 7.126 têm turmas tanto do ensino fundamental I quanto do ensino fundamental II, 15.392 só oferecem aulas dos anos iniciais do fundamental, e 8.524 instituições são apenas para turmas a partir dos anos finais do fundamental.
Mesmo sendo minoria, boa parte dos colégios abaixo da meta ainda não dá sinais de que possa alcançar a meta, que sobe a cada Ideb: 1.221 delas viram o Ideb 2011 cair em relação ao de 2009, o que indica um afastamento ainda maior da projeção feita pelo governo. Nesse grupo, 28 escolas estão nesta situação em ambos os ciclos do fundamental.
Atualmente, 2.475 colégios estão mais de 0,5 ponto abaixo do que o esperado para 2011.
Das 31.042 escolas com Ideb em todos os anos, 4.238 delas (ou 13,8%) nunca conseguiram atingir sua meta individual
 
Dessas, 1.221 ficaram ainda mais longe da meta no último Ideb, e2.475 estão a mais de 0,5 ponto de atingir a projeção
Apoio específico
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, afirma que o percentual de escolas e municípios que atingem a meta é "muito maior" do que o grupo de escolas aquém do esperado. Em entrevista ao G1, ele explicou que as escolas que enfrentam problemas para se manter dentro das expectativas recebem auxílio do governo, mas seguindo as autonomias de cada rede.
Uma das ações citadas por ele é o Mais Educação, programa para escolas com aulas em tempo integral. "Quando temos problema no Ideb, uma das coisas que temos procurado priorizar é a questão da escola em tempo integral", disse.
O governo espera que, até o fim do ano, 45 mil escolas ofereçam aos alunos, além do turmo normal de aulas, atividades no turno oposto. Para participar do Mais Educação, as escolas precisam se inscrever e passar por uma seleção. O prazo para a adesão das instituições pré-selecionadas em 2013 acabou em 31 de maio.
Além do ensino em tempo integral, o MEC ainda mantém diálogo com as redes e esferas estaduais e municipais de governo, munindo os gestores de dados para o planejamento pedagógico das escolas. O governo federal criou ainda o Programa de Ação Articulada (PAR) para oferecer apoio e recursos a escolas e redes interessadas em apoio mais ostensivo à gestão educacional.
Distorções e revisão da meta
Entre as instituições que integram o grupo de escolas do fundamental que nunca conseguiram atingir sua meta, porém, não existem só instituições com têm resultados considerados ruins. Há exemplos de escolas com indicador acima de 6,0 e que já bateram a meta do Brasil para 2021, por exemplo. Mesmo com Ideb maior a cada ano e uma educação considerada muito acima da média do país, essas instituições ainda não conseguem alcançar a projeção calculada pelo governo.
Como o Ideb usou a base dos resultados educacionais de 2005, em alguns casos, aquele ano específico pode não refletir a realidade da escola. Por isso, a instituição acaba tendo que perseguir uma meta incompatível com suas condições reais.
O movimento Todos pela Educação, que reúne empresários e especialistas, também usou os mesmos dados para criar, em 2006, cinco metas para a educação brasileira. A terceira também estabelece projeções de resultados acadêmicos para escolas e redes de ensino. Segundo a diretora-executiva da entidade, Priscila Fonseca da Cruz, a meta é composta por três elementos: o que se quer medir, que resultado se espera ter e qual o prazo desejado para obter este resultado.
Foi imaginado o esforço necessário para aquela escola avançar. A melhoria em educação não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona"
Luiz Cláudio Costa,
presidente do Inep
O primeiro elemento, para ela, é o que mais tem sido objeto de estudos, mas a expectativa de que o ensino fundamental I no Brasil tenha Ideb 6,0 até 2021 ainda é pouco debatida.
Tanto no caso da entidade quando no das metas governamentais, ela defende que a elaboração de projeções com base em uma série histórica seria mais precisa do que a partir de apenas um resultado. "Se você olhar os resultados de um ano para o outro, eles podem oscilar. Mas quando você pega uma série maior, você tem mais consistência para ver se a escola está em uma curva ascendente, descendente, se é uma curva ascendente ou acentuada, ou se é o que chamamos de 'flat', quase uma reta. Com o histórico em mãos, seria muito mais preciso a gente traçar metas intermediárias até 2021", afirmou ela.
Ao G1, o presidente do Inep disse que a projeção do Ideb foi feita a partir de estudos técnicos e científicos baseados em avaliações internacionais, levando em conta também as especificidades de cada escola. É por isso que duas escolas com Ideb idêntico em 2005 hoje têm metas diferentes, diz ele. "Foi imaginado o esforço necessário para aquela escola avançar. A melhoria em educação não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona." Ainda segundo ele, não há debate no governo sobre a possibilidade de as metas serem revistas antes de 2021.
Reduzir o currículo para aumentar o Ideb
No segundo semestre de 2013, o governo aplicará a nova edição da Prova Brasil, um dos elementos que compõe o cálculo do Ideb. Segundo Angela Dannemann, diretora-executiva da Fundação Victor Civita, a grande divulgação do índice e a política de metas e expectativas para 2021 aumentou a pressão que a sociedade faz sobre bons resultados das escolas e sobre os gestores que cuidam da educação pública.
Se por um lado isso é positivo porque o Ideb é "o primeiro indicador de qualidade" da educação brasileira, por outro Angela alerta que há riscos de que as escolas desenhem seus currículos apenas para obterem bons números no indicador do governo federal.
Em Goiás, por exemplo, o Ministério Público e a secretaria estadual de Educação investigam denúncia de um conselho tutelar sobre sete escolassuspeitas de expulsar alunos com mau comportamento e rendimento para melhorar seu Ideb e receber mais verba do governo estadual (veja reportagem ao lado).
O presidente do Inep afirmou que a maioria das escolas leva a sério a tarefa de melhorar o Ideb através de projetos pedagógicos. "O que a gente tem visto das redes é um grande esforço com muita seriedade, trabalho e dedicação dos gestores e professores. Essa é a regra, e a excepcionalidade não é tolerada nem pelo MEC nem pelos gestores estaduais nem pelos municipais."
Angela afirma que alguns estudos preliminares também já apontam práticas "preocupantes" em algumas redes de várias partes do Brasil. Alguns indícios mostram que elas decidiram aumentar a carga horária das aulas de matemática e português nos primeiros anos do ensino fundamental e eliminar ciências e artes. O objetivo é que os alunos dediquem mais de seu tempo ao conteúdo que vai cair na Prova Brasil.
"Não pode haver redução de currículo para atender uma prova. Se só se dá valor à prova, a gente está fazendo com as crianças uma redução da aprendizagem", afirmou ela.
Não pode haver redução de currículo para atender uma prova. Se só se dá valor à prova, a gente está fazendo com as crianças uma redução da aprendizagem"
Angela Dannemann,
diretora-executiva da Fundação Victor Civita
Na Prova Brasil, são consideradas apenas as matérias de língua portuguesa e matemática. De acordo com o MEC, a partir de 2013 as questões de ciências vão ser inseridas, mas em caráter experimental, e ainda não vão ser incluídas no cálculo do Ideb.
"Você não garante o objetivo e o direito de aprendizagem só olhando de dois em dois anos. São muitas coisas em que temos que atuar ao mesmo tempo. O Ideb é importante, mas você precisa ao mesmo tempo fazer funcionar a escola com todo o conhecimento que precisa ser passado para as crianças. A cada dois anos a gente avalia [em nível nacional], mas a escola tem que avaliar a cada bimestre", disse Angela.
A especialista defende que as redes do município e do estado, além da própria escola, tenham que ter um plano para garantir o aprendizado global dos estudantes, principalmente nos primeiros anos do fundamental, quando o interesse e a curiosidade em aprender precisam ser fomentados. "É o famoso projeto político-pedagógico da escola. Mas você precisa de um professor preparado para atender isso, o professor precisa de melhor formação. A meta tem que ser uma coisa que vai estimular o desenvolvimento da escola e dos professores, não criar caminho paralelo para atender índices."

FORMULA 1 : Sob chuva, Vettel crava a pole no Canadá. Massa bate e larga em 16

Em treino com pista molhada, alemão conquista terceira pole na temporada. Surpresa da atividade é finlandês Valtteri Bottas, da Williams, que larga em 3º

Por GLOBOESPORTE.COMMontreal, Canadá
Na traiçoeira pista molhada do Circuito Gilles Villeneuve, Sebastian Vettelmostrou senso de oportunidade e precisão cirúrgica no treino classificatório deste sábado para anotar o tempo de 1m25s425 no início do Q3 e cravar a pole position para o GP do Canadá deste domingo, válido pela sétima etapa da temporada. O alemão da RBR quebrou a sequência de quatro provas com carros da Mercedes largando na frente, três delas com Nico Rosberg e outra com Lewis Hamilton. E por falar no britânico, o campeão mundial de 2008 foi o único que chegou a ameaçar a pole do tricampeão. Nos instantes finais, vinha com  melhor tempo no somatório dos dois primeiros setores, mas acabou se empolgando e errando a chicane final, fechando a atividade em segundo e deixando a pole no colo de Vettel. Este é o quarto ano seguido que o alemão largará na frente em Montreal. Apesar do bom retrospecto em qualificações, o piloto ainda busca uma vitória inédita no circuito.
A surpresa do dia ficou por conta do finlandês Valtteri Bottas, da Williams. O jovem piloto, que nunca havia corrido na pista antes dessa semana, se destacou nas três partes da atividade, passou pela primeira vez ao Q3 e conquistou uma impressionante terceira posição, enquanto seu parceiro de time, Pastor Maldonado foi apenas o 13º.
Massa bate e fica fora no Q2
Quem novamente não teve um bom dia foiFelipe Massa. O piloto se complicou com o aumento da chuva durante o Q2 e precisou forçar o ritmo para tentar um lugar entre os dez primeiros que disputariam a pole. Em uma das tentativas, acabou perdendo o controle da Ferrari e bateu na curva 3 (veja no vídeo). Irritado com a nova batida após um fim de semana acidentado em Monte Carlo, Massa descontou a raiva no volante. Sem poder continuar na atividade, o brasileiro precisará largar da 16º posição. Seu companheiro de equipe Fernando Alonso também não estava nos melhores dias e ficou com o sexto lugar no grid. Pole nas últimas três etapas, Rosberg largará em quarto, logo à frente de Mark Webber (RBR). Jean-Eric Vergne (STR), Adrian Sutil (Force India), Kimi Raikkonen (Lotus) e Daniel Ricciardo (STR)  completam o top 10.
Valtteri, Vettel e Hamilton, Formula 1 Canada (Foto: Agência AP)Sebastian Vettel, entre a surpresa Valtteri Bottas e o britânico Lewis Hamilton (Foto: Agência AP)
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Intermitente durante todo o fim de semana, a chuva voltou a cair no início do treino e fez com que os pilotos, que haviam entrado com pneus de pista seca, tivessem que voltar para os boxes para trocá-los pelos intermediários. O asfalto traiçoeiro provocou diversas saídas de pista, com direito a escapadas de Alonso, Hamilton e Raikkonen, além de uma perigosa rodada de Rosberg bem diante de Massa. Nada que atrapalhasse os pilotos de avançar com tranquilidade ao Q2. O mais rápido desta primeira parte foi Vettel (1m22s318), com destaque para Bottas, o quarto.
Paul di Resta, que vinha andando bem durante a semana e foi o mais rápido no primeiro treino de sexta, acabou decepcionando e sendo eliminado logo de cara. Justamente no fim de semana que marca o GP de número 100 da história da Force India. Outro que caiu fora foi Romain Grosjean. O francês da Lotus fez apenas o 19º e largará em último por trazer uma punição de dez posições no grid de largada, em razão da batida com Daniel Ricciardo (STR) no GP de Mônaco. Também ficaram pelo caminho: Charles Pic, Jules Bianchi, Max Chilton e Giego van der Garde.
Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
A chuva começou a apertar no Q2 e os pilotos, mesmo com pneus intermediários, começaram a ter dificuldades de se manter no traçado. Felipe Massa passou reto na curva 3 e precisou dar ré para voltar para a pista. Hamilton e Sutil escaparam no mesmo ponto do brasileiro. Alonso e Vettel cortaram a chicane final. Sem conseguir fazer um tempo que o colocasse entre os dez classificados para a superpole, Massa seguia forçando, enquanto a chuva piorava cada vez mais. O esforço não deu certo. Faltando dois minutos para o fim do Q2, o brasileiro perdeu o controle da Ferrari na curva 3 - a mesma que havia passado reto pouco antes - e acertou, de lado, a barreira de pneus. O treino ficou interrompido com bandeira vermelha por seis minutos.
No recomeço da sessão, o pouco tempo que restava para abrir a volta provocou um engarrafamento nos boxes. Eram os pilotos correndo contra o tempo para garantir um lugar na superpole. Button, um dos que não figuravam entre os dez primeiros, vacilou e não conseguiu cruzar a linha de chegada antes do cronômetro zerar, sendo eliminado. Além de Button e Massa, também saíram: Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Pastor Maldonado e Esteban Gutiérrez. O mais rápido do Q2 foi Lewis Hamilton (1m27s649). O finlandês Bottas repetiu o bom desempenho do Q1 e passou pela primeira vez na carreira para o Q3. Além deles, avançaram: Webber, Vettel, Rosberg, Vergne, Raikkonen, Alonso, Sutil e Ricciardo.
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Os pilotos seguiram com pneus intermediários no Q3. O primeiro a marcar tempo foi Vettel, com 1m25s425, acompanhado de perto por Hamilton, que marcou 1m25s512 e por Bottas, 1m25s897. As condições climáticas, que haviam melhorado sutilmente, voltaram a piorar e os pilotos tinham dificuldades para se aproximar do tempo anotado pelo tricampeão mundial. Mesmo assim, Hamilton vinha com a melhor parcial no somatório dos dois primeiros setores e dava a pinta que ia desbancar o alemão. Mas o britânico da Mercedes se empolgou, errou o ponto de freada na última curva, passou reto pela chicane e não conseguiu melhorar seu tempo.
Header_grid (Foto: arte esporte)
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m25s425 
2 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m25s512  - a 0s087
3 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m25s897  - a 0s472
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s008  - a 0s583
5 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m26s208  - a 0s783
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m26s504  - a 1s079
7 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m26s543  - a 1s118
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m27s348  - a 1s923
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m27s432  - a 2s007
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m27s946  - a 2s521
Eliminados no Q2:
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) -1m29s435  - a 1s786
12 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m29s761  - a 2s112
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m29s917  - a 2s268
14 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1m30s068  - a 2s419
15 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1m30s315  - a 2s666
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s354  - a 2s705
Eliminados no Q1:
17 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m24s908  - a 2s590
18 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1m25s626  - a 3s308
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1m26s508  - a 4s190
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m27s062  - a 4s744
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m27s110  - a 4s792
22 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) -  1m25s716  - a 3s398*
* Romain Grosjean fez o 19º tempo, mas possui uma punição de dez posições no grid em razão de um acidente no GP de Mônaco e larga em último.

Cássio ratifica aliança com RC



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) desconversou sobre o tema Cícero Lucena (PSDB). O colega de Senado e de partido, colocou a tese dos C's como chapa majoritária para as eleições 2014, mas Cássio resolveu não falar sobre o assunto, apenas destacou que não vai existir divergência entre os Tucanos.


Outro destaque é a confirmação de que as conversas sobre eleições vão ficar para 2014, mas que é um desejo de Cássio e do governador Ricardo Coutinho (PSB) manter a aliança.


"Eu não acredito que vá se repetir a divergência de 2010. Hoje as teses se repetem de certa forma, em defesa da candidatura própria do PSDB ao Governo Estadual, mas eu defendo a manutenção da aliança. Nós, Ricardo e eu não queremos adiantar as discussões , só ano que vem. É preciso saber como será a configuração da aliança. Me deixa feliz a lembrança do meu nome, mas são vários cenários que serão definidos no momento oportuno", finalizou.

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...