ESCOLINHA DE FUTEBOL DE ACAÚ - PB - 29/06/2013 - VIDEO

A escolinha de Futebol de Acaú , vem Revelando Craques , desejamos toda a Sorte para um dos nosso meninos o Eltinho ,que esta em Goias , fazendo teste no Próprio Goias Futebol Clube , Eltinho foi o destaque na Copa Sub-15 PB , jogando pelo o America de Caaporã , que tem a mesma  Equipe de "Mestres da  bola" , Betinho , Betão e Tom,  que estão junto no trabalho incansável do nosso amigo Nivaldinho com a  Escolinha, (EFA)., que mostra também talentos femininos em campo, veja o video Foto: Entrega Do Troféu. Jogador Destaque ( Copa Paraíba ) 12/06/2013   '' Eltinho , te desejo  toda sorte do mundo e ''Fé em Deus'' , você vai  conseguir , um grande abraço Riva''.



talentos  femininos  



Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos

 Rousseff desmoronou.
A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.
Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.
Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.
O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Após o início das manifestações, Dilma fez um pronunciamento em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. A pesquisa mostra apoio à ideia.
A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.
A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair --antes eram 27%.
Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%.Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.
Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
FOLHA DE SÃO PAULO
(RICARDO MENDONÇA)

COPA SUB - 15 PB - '' Quarta fase é transferida para julho''


Devido ao período de festas juninas, os jogos de ida da quarta fase da Copa Paraíba sub 15 de Futebol, organizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), será realizada no dia 6 de julho. Já as partidas de volta, foram marcadas para o dia 13, data de definição dos confrontos das equipes que estarão classificadas para as semi-finais da competição. 
De acordo com a tabela da quarta fase da Copa Paraíba, o Esporte Campina vai enfrentar o Femar, o Barcelona duela com o Centro Sportivo Paraibano (CSP) e a Seleção de Pedras de Fogo terá pela frente o Sportivo Emanuel. Já a Escolinha do Messias vai pegar o Campinense, sendo assim, todos os jogos serão entre uma equipe da chave do litoral contra um representante da chave da Borborema. 
O coordenador geral da Copa, Raimundo Braga, explicou que muitos atletas poderão aproveitar as festividades juninas e esse foi o motivo para que o início da quarta fase passasse a ser realizada só em julho. “Toda a equipe técnica da competição em entendimento com os clubes preferiu realizar o início de mais uma fase no dia 6 de julho para que os atletas e técnicos pudessem passar a festa de São Pedro com seus familiares. É a competição se afunilando e só os melhores estão disputando”, disse Braga.
Para o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, a realização da Copa está sendo altamente positiva, pois mais um atleta conseguiu ser contratado por um grande clube do país. “A organização da Copa recebeu uma ligação dos pais do jogador Francisco Barbosa, que participou pelo América de Caaporã, extremamente feliz porque o filho assinou um contrato com o Goiás. O atleta já está treinando em Goiânia e é mais um revelado pela competição que sai para um grande centro do futebol nacional”, frisou.
A final da Copa Paraíba de Futebol sub 15 está marcada para acontecer no dia 27 de julho e a segunda edição da competição já está em fase de conclusão. “A Sejel realizará a Copa nesse segundo semestre com equipes das regiões do Cariri, Curimataú e Sertão, já que na primeira, a maioria dos times foi do Litoral e da região da Borborema”, concluiu Tibério.

Lamborghini Aventador roxo espelhado é visto em Londres

Jornal diz que motorista levou uma multa por falta de documento.
Modelo custa R$ 2,99 milhões no Brasil, onde é o carro mais caro à venda.

Lamborghini Aventador roxo (Foto: Kieran Grant/Caters)Juntiy gente para ver o Lamborghini roxo parado em rua de Londres (Foto: Kieran Grant/Caters)
O Lamborghini Aventador ganhou pintura roxo fosforescente, com linhas laranja. O supercarro assim personalizado foi fotografado nas ruas da Inglaterra. O modelo foi parado pela polícia e, segundo o jornal "Daily Mail", o motorista, que seria um jovem do Qatar, acabou levando multa por falta de documento. O carro também estava sem placa na frente.
O Aventador é um dos carros mais caros no mundo. No Brasil, ele lidera a lista, custando R$ 2,99 milhões.
Com o mesmo tipo de pintura, uma Ferrari dourada chamou a atenção em ruas da China em julho do ano passado.

Ricardo se reúne com MPL e anuncia redução de 6% nas tarifas de transportes intermunicipais da Grande JP


Após reunião com o Movimento Passe Livre no início da tarde de hoje, o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou a redução de 6% nas tarifas dos transportes intermunicipais na Grande João Pessoa.
 
Ricardo também anunciou que sua equipe ainda se debruça sobre uma possível desoneração da tarifa em outras regiões do estado.
 
Ele acrescentou que a desoneração das tarifas vai melhorar a vida população a médio e longo prazo e enalteceu as mobilizações das ruas que  resultaram na “evolução e conquista” de demandas.

Governo cria canal de diálogo para ouvir a juventude



















Diante das diversas demandas apresentadas por jovens que participam de manifestações em todo o país, o Governo Federal decidiu criar um "canal de diálogo" nas redes sociais na internet para ouvir a juventude, anunciou nesta sexta-feira (28) a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.

"Precisamos ampliar e qualificar os espaços de participação e ouvir a opinião da juventude, e para isso estamos propondo a criação do observatório participativo, que será lançado sem ser na próxima semana, na outra, para que a gente possa ter um canal de diálogo permanente com os jovens, através das redes sociais, para consultas públicas e aprofundar o conteúdo acerca dos temas de juventude", disse, após receber, no Palácio do Planalto, movimentos ligados à juventude.

As redes sociais têm sido usadas como um dos principais ambientes de mobilização e convocação de protestos. De acordo com Severine, poderão ser discutidas no "observatório participativo" questões como o enfrentamento da violência nas periferias, educação e demandas dos jovens que vivem no campo.

"A nossa avaliação é fortalecer cada vez mais esse diálogo da Presidência [da República], da Secretaria-Geral [da Presidência] e de todos os ministérios que têm pauta de juventude. Nosso entendimento é que as políticas sociais e universais são as que mais têm feito que a juventude hoje avance, mas suas especificidades precisam ser mais asseguradas. Daremos sequência a esse diálogo pelas redes sociais, mas também com momentos presenciais de elaboração, de acompanhamento e participação", detalhou.

Segundo ela, o observatório servirá para abrir um canal de comunicação com jovens que não necessariamente pertençam a alguma organização social. "O observatório está aberto para o diálogo, para o jovem que quer opinar, ser consultado, discutir um tema da sua vida, sem, necessariamente, ter de ser eleito para um espaço de participação. Essa voz dele também será ouvida e sistematizada", afirmou.

14 famosos que viraram evangélicos

Por diversos motivos, algumas celebridades decidiram se converter e assumiram a religião evangélica. Confira quem são eles…4d6e60ec-74ce-4e02-b756-1bc906ad8890_10 (1)

14-  O casal Xanddy e Carla Perez se aproximou da religião evangélica quando o cantor foi convidado para participar da gravação de um DVD de uma cantora gospel. Desde então, os cantores de axé frequentam a igreja juntos, em Salvador.
b3aa6c3c-43a1-4636-9cc0-487f8344a582_07

13-  A cantora Perlla não é mais funkeira. No início de 2012, ela decidiu se converter e iniciar uma carreira gospel. “Ela não podia falar antes por questões contratuais. Ainda tinha compromissos a cumprir, shows, mas agora está totalmente voltada para a carreira gospel”, disse a assessoria de imprensa da cantora, na época. Ainda segundo eles, Perlla, que nasceu em um lar evangélico, teve receio de abandonar a carreira no funk, mas queria um novo começo.
6cda2b02-5978-4734-9a66-8b5e8ec0aff4_12
 12-  O cantor Netinho de Paula afirmou que teve ajuda da religião para tocar a vida após ter agredido a própria esposa durante uma briga. “Em 2005 eu tive uma briga feia com a minha esposa, que foi externada pela mídia.
Fui violento com a minha mulher e aquilo foi muito ruim para mim. Fiquei muito mal”, disse durante culto da igreja evangélica Assembleia de Deus divulgado pelo site ‘Terra’. Ele afirmou que começou a superar o erro ao frequentar a igreja Batista da região onde mora. “Eu pensava comigo mesmo: não sou isso que as pessoas estão falando”.
6c9a2d69-8adf-447e-b152-03fcb4d21f15_01
11-  Mara Maravilha, cantora e ex-apresentadora de programa infantil, decidiu se converter e virar evangélica após um momento de angústia e problemas de saúde. “Quando estava com problemas de saúde, eu voltei à igreja.
Tudo o que o pastor falava coincidia com a minha vida, então, ao invés de dar ouvidos à minha crítica e aos meus preconceitos, passei a dar valor ao que Deus estava falando para mim”, escreveu, na época, em seu site pessoal. Hoje, Mara tem uma consolidada carreira como cantora gospel e já gravou diversos CDs.

05efaf1b-c5fc-4a92-8d89-79f80cb75703_03
10-  Iris Abravanel, autora de novelas e mulher do apresentador e empresário Silvio Santos, se converteu em 1998. Em entrevista para a revista ‘IstoÉ’, a Íris contou que foi convertida dentro de casa, pelo copeiro.
“Em 8 de outubro de 1998, decepcionada com todas as outras religiões que havia experimentado, pedi para Deus que, se ele existisse, desse uma prova de sua existência. Estava em casa e pedi um café.
O José me trouxe e logo foi dizendo: “Olha, dona Íris, ainda bem que a senhora me chamou. Eu estava lá no seu jardim e o meu Deus mandou eu te dizer que a senhora é muito amada por Jesus”. Comecei a chorar”, contou.
c9b1ceb1-9896-4e19-9a44-49258e82b637_05
09-  Sarah Sheeva, a filha mais velha do casal Baby Consuelo e Pepeu Gomes, frequenta a igreja evangélica e contou ao site ‘Ego’ sobre sua conversão. Segundo a cantora, tudo aconteceu logo depois de ter visto um músico tendo um surto que, segundo ela, era a possessão de um espírito maligno.
“Comecei a rezar, a falar com Deus. Na minha ignorância, dentro do meu quarto, de repente, senti uma presença forte, que era Deus. Cai no chão, me prostei e ali me converti”, lembra ela. Desde então, Sarah passou a freqüentar uma igreja evangélica em Copacabana, no Rio. Estudou as escrituras, leu e releu a Bíblia, e virou missionária.
d94fd737-9d07-4641-933f-29e7163810e2_09
08-  Valéria Valenssa, ex-globeleza, engordou 10 kg depois de engravidar. Foi aí que a mulata ficou preocupada, fez lipoaspiração, colocou próteses e perdeu os 10 quilos em apenas dois meses. Tudo para não perder o posto de globeleza do Carnaval.
Os esforços foram em vão e não teve jeito. Foi aí que a bela caiu em profunda depressão. Logo após, Valéria procurou uma igreja e tornou-se evangélica. Hoje, a ex-globeleza costuma dar seu testemunho em um templo da Igreja Universal do Reino de Deus no Rio de Janeiro.
015c3157-9eb5-4645-bef2-a9b4e4440278_15
 07-  Veridiana Freitas, ex-affair do sertanejo Gusttavo Lima, divulgou recentemente que agora é evangélica. Em entrevista ao jornal ‘Extra’, a gata, que acabou de fazer um ensaio sensual, ressalta que mesmo sendo da igreja, ela não vai deixar de ser sexy.
 “Entrei na igreja para evoluir como ser humano, e não para seguir à risca o que falam. Vou continuar fazendo minhas fotos de modelo quando me chamarem, porque o que me envergonha é maltratar o próximo, matar, roubar e fazer mal as pessoas. Não será uma roupa comportada ou casar com um evangélico que definirá o meu caráter”, esclareceu.
42f6f16f-d571-4091-b75e-5776e9ca0a26_11
06-  Sula Miranda lançou o seu primeiro disco em 1986 e, em poucos dias, vendeu mais de 250 mil cópias, ganhando aí o título de Rainha dos Caminhoneiros. Convertida na Igreja Universal do Reino de Deus, ela resistia fortemente à decisão de nunca mais voltar a cantar mas, ‘por um pedido de Deus’, ela voltou atrás e lançou o seu primeiro CD gospel.
Algum tempo depois, Sula decidiu voltar a cantar sertanejo, mas em seu site oficial, a irmã de Gretchen mostra que a religião ainda é muito presente em sua vida. Ela dá dicas de orações, de como viver bem e de como ser uma mulher virtuosa. “Sou uma cantora sertaneja que vive a fé cristã e quero compartilhar. A conversão aconteceu porque houve um arrependimento geral, a vontade de ser outra pessoa”, disse Sula em entrevista ao site ‘EGO’.
cb3e389b-a7d3-4fd5-913c-50e7bfcf7cf0_13
05-  Em entrevista ao ‘Fantástico’, exibida em julho de 2012, Rosane Malta, ex-esposa de Fernando Collor, confirmou que para se defender de inimigos políticos, o ex-presidente participava de sessões de magia negra nos porões da Casa da Dinda, a residência oficial do casal em Brasília.
Hoje, solteira e sem filhos, Rosane vive sozinha e se dedica a atividades religiosas e sociais da igreja evangélica batista El Shaddai, à qual se converteu alguns anos atrás. Segundo o site ‘IG’, frequentadores da igreja disseram que Rosane é uma das discípulas mais assíduas e participa com afinco das obras sociais.
88e2fd99-6ff8-4eef-9614-1b0600a12eb8_08
04-  Viviane Bruniere namorou o Ronaldo Fenômeno e ficou conhecida como Vivi Ronaldinha em meados de 1996. Após o término, a loira ficou viciada em drogas, se prostituiu e virou atriz pornô. Anos mais tarde, por volta de 2009, ela decidiu virar evangélica.
Viviane contou ao ‘TV Fama’ que recebeu um “sinal divino”, começou a fazer um trabalho social com moradores de rua, e hoje prega na Assembléia de Deus Vida Nova. “Agora estou cursando faculdade de teologia, mas em 2010, 1 ano após eu estar firme nos caminhos do Senhor recebi uma missão para a honra e glória do Santo Nome do Senhor, tive um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus”, disse.
bf082ce9-78eb-447e-8e92-57249fde93a5_14
 03-  Baby do Brasil virou evangélica e até fundou uma igreja, o Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome do Senhor Jesus Cristo, onde prometia protagonizar curas e até reverter homossexualidade em seus cultos. Em entrevista ao site ‘EGO’, em abril de 2012, a cantora falou sobre a religião.
“Todo mundo acha que crente tem que ser feio, pobre e morar longe. Eu tô dizendo que cristão pode ter cabelo roxo, roupa muito louca, unhas coloridas e o coração cheio de Deus”, disse ela. Baby também lançou um CD gospel, o “Geração Guerreiros do Apocalipse”, após dez anos sem gravar.
6a1a8ce7-c3d9-494a-833d-5dc76f1fae4b_06
02-  Joana Prado era a personagem sensual ‘Feiticeira’ do programa H, antigo programa do Luciano Huck na Band e foi recordista de vendas da ‘Playboy’. Hoje, a loira abandonou a carreira artística para se dedicar a família, se converteu e frequenta a igreja evangélica.
36bab4ac-64b7-4db9-a752-de1b564e6e58_04
01-  O cantor Rodolfo, que fazia parte dos Raimundos, repentinamente abandonou a banda, as drogas, aderiu as canções de louvor a Deus e tatuou na nuca a frase “Obrigado, Senhor”. Na época, muitos fãs criaram polêmicas e culparam a religião e a saída de Rodolfo pelo fim da banda.

Paraibanos podem aproveitar 51 praias neste fim de semana


A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (28), o relatório semanal de balneabilidade das praias do litoral paraibano. As praias do Jacaré, em Cabedelo; Bessa I e Manaíra, em João Pessoa; além das praias do Maceió e da Guarita, no município de Pitimbu; devem ser evitadas pelos banhistas. O relatório de balneabilidade tem validade até a próxima quinta-feira, dia 4 de julho.
Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda das desembocaduras do Riacho do Arame, do Riacho do Engenho Velho e toda a extensão da Praia da Guarita. Já na Capital, a mesma distância de 100 metros deve ser evitada em relação à desembocadura do Maceió do Bessa, além de toda a extensão da praia de Manaíra.
Conforme o relatório, as demais praias do estado são consideradas adequadas para o banho e classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

Torcida chega ao Castelão sob forte calor para Nigéria x Espanha

Temperatura de 35 graus maltrata torcedores. Casal ‘adota’ Nigéria, e família espanhola viaja de São Paulo para ver o jogo

Não existe inverno em Fortaleza. Neste domingo, torcedores sofrem no caminho para o Castelão, onde Espanha e Nigéria se enfrentam às 16h, pela terceira rodada do Grupo B da Copa das Confederações. A temperatura chega a 35 graus. O sol é forte, mas nuvens negras prometem chuva para a partida.
Pré-jogo Espanha x Nigéria chuva copa das confederações (Foto: Victor Canedo)Nuvens negras e muito valor antes do jogo no Castelão (Foto: Victor Canedo)
Desde 13h, quando os portões do estádio foram abertos, o movimento é constante no Castelão. Torcedores brasileiros pintam o rosto com as cores da Nigéria. Um casal chegou a comprar camisas da seleção africana e fez um cartaz avisando que torce por ela desde criancinha. Muitos torcedores locais também vestem a camisa da Fúria.
torcida Nigéria Casal  (Foto: Alexandre Alliatti)Casal torcerá pela Nigéria neste domingo
(Foto: Alexandre Alliatti)
Uma família espanhola, que mora em São Paulo, viajou até Fortaleza para acompanhar o jogo. Eles também pretendem ir ao Rio de Janeiro para a final – que esperam que seja contra o Brasil.
Neste sábado, em entrevista coletiva, o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, foi questionado sobre a forte temperatura em Fortaleza e a influência que isso poderá ter na partida. Ele não viu o clima como problema.
- Tem a questão da umidade, mas me parece que é para as duas equipes. Não creio que seja uma dificuldade – diz ele.
A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitirão a partida deste domingo ao vivo. O site também acompanhará em Tempo Real.
torcida espanha família (Foto: Alexandre Alliatti)Família de espanhóis viaja de São Paulo para ver o jogo (Foto: Alexandre Alliatti
)

Diário Oficial do Estado publica lei que permite ao consumidor escolher a data de vencimento da fatura


O Diário Oficial do Estado publicou lei que permite ao consumidor escolher a data de vencimento de suas faturas. A lei de autoria do deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) foi promulgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Empresas concessionárias de serviços públicos continuados, no Estado, terão de ofertar aos seus clientes a opção de escolha da melhor data para pagar as faturas mensais emitidas pela prestação dos serviços.
Caso sejam escolhidos os dias 29, 30 e 31, a fatura correspondente àquele mês em que não existir tal data terá vencimento no último dia do mês.O não cumprimento da lei acarretará em multa no valor de um mil reais que será creditado na conta do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC). A lei entrará em vigor 120 dias após a data de sua publicação.

Salão do Artesanato realça o couro no São João de Campina Grande

Tema do Salão é 'Um Universo de Couro, Cultura e Arte'. 

Em apenas 14 dias, o evento já arrecadou R$ 411.804,34.



ra
Artesãos comercializam pulseiras, sandálias e colares de couro (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Com o tema “Um Universo de Couro, Cultura e Arte”, o Salão de Artesanato da Paraíba está em Campina Grande neste período de São João. Com apenas 14 dias, o evento já arrecadou R$ 411.804,34 com a venda de 24.393 peças nas mais variadas tipologias de artesanato, habilidades manuais e gastronomia. A informação é da gestora do Programa de Artesanato daParaíba, Ladjane Barbosa.
No local, é possível encontrar vários tipos de artesanato, com peças festas com fibras, madeira, fios, cerâmica, algodão colorido, entre outros. O couro está em evidência nesta edição e pode ser encontrado logo nos primeiros estandes. Os artesãos comercializam sandálias femininas e masculinas, bolsas, chaveiros, pulseiras, colares e até bancos, baús, quadros e iluminárias feitas do material.
No final do salão, o visitante tem a oportunidade de conhecer o Espaço Gastronômico, onde são comercializados doces caseiros, licores, biscoitos caseiros e, claro, comidas típicas feitas de milho.
No período da noite, o Salão de Artesanato tem apresentações de sanfoneiros e trios de forró pé-de-serra. Neste final de semana, a partir das 20h, o show fica por conta da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.
Neste fim de semana de São João, dias 22 e 23, o local tem um horário especial de funcionamento, das 11h às 22h. Nos próximos dias até o dia 30 de junho, ele abre às 17h e fecha às 22h.
Estandes de peças feitas de couro estão logo no início do Salão de Artesanato (Foto: Krystine Carneiro/G1)Estandes de peças feitas de couro estão logo no início do Salão de Artesanato (Foto: Krystine Carneiro/G1)

Cordéis chamam a atenção dos turistas em Campina Grande, na PB

Arte retrata a vida do povo nordestino por meio da poesia. 

Os cordéis são um símbolo da cultura popular da região Nordeste.



a
Cordéis chamam a atenção do turista em Campina Grande (Foto: Krystine Carneiro/G1)

Retratando a vida do nordestino por meio da poesia, os cordéis nascem com a intenção de chamar a atenção do turista, segundo o cordelista Francisco de Assis Freitas. “Primeiro a gente tem que captar o assunto e meditar para ver se dá um cordel, se vale a pena. O assunto tem que chamar a atenção do público”, explicou.
Assis, como prefere ser chamado, é de João Pessoa e está comercializando seu produto durante o Salão de Artesanato da Paraíba, emCampina Grande, durante este São João. Ele contou que busca o que o povo gosta de ler, mas sempre o assunto é retratado através do olhar do nordestino.
“Eu sempre gosto de mostrar o meu estado, a Paraíba. Tenho um cordel em que mostro os pontos turísticos de João Pessoa. É bom para o turista que vai à cidade, conhece os lugares e vai ter registrado aquilo no cordel”, comentou.
Assis é de João Pessoa e foi vender os cordéis no Salão do Artesanato, em Campina Grande  (Foto: Krystine Carneiro/G1)Assis é de João Pessoa e foi vender os cordéis no
Salão do Artesanato, em Campina Grande
(Foto: Krystine Carneiro/G1)
O próximo trabalho de Assis será sobre a Copa do Mundo, justamente para atrair a atenção do turista nesta época em que o evento chega ao Brasil.
Além de cordelista, Assis é comerciante e explicou que o retorno financeiro vem lentamente. A confecção de mil cordéis custa em torno de R$ 500 a R$ 600, sem contar com divulgação. O livrinho é vendido, na maioria das vezes, por R$ 2.
“Mas é prazeiroso. Eu tenho o dom, que herdei da minha mãe e da minha tia. É o que eu gosto de fazer”, disse o cordelista.

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...