ALHANDRA, PITIMBU, CAAPORÃ E CONDE CONTEMPLADOS COM MOTONIVELADORAS DO PAC2

PAC 2 entrega os 1.057 equipamentos previstos para a Paraíba

Com esta última entrega, mais de 147 mil agricultores familiares paraibanos serão beneficiados, nesta segunda-feira (28), com a doação de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos). No total, foram repassados ao estado, pelo Governo Federal, 1.057 equipamentos.

Dezessete municípios receberão 17 motoniveladoras para auxiliar no escoamento da produção de mais de 10 mil agricultores. Conforme a delegada federal do MDA no estado da Paraíba, Giucélia Araújo de Figueiredo, as máquinas irão melhorar a infraestrutura das cidades beneficiadas. “O maquinário irá facilitar a circulação entre a zona rural e a urbana por meio das estradas vicinais”, diz.

Nos municípios paraibanos contemplados nessa última doação, a população rural é de 73 mil pessoas.  Além de fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, Giucélia reforça que a entrega das máquinas atende a uma reivindicação histórica dos movimentos sociais e dos gestores municipais. “Em momento algum, as prefeituras teriam condições de adquirir esses maquinários com recursos próprios.”

PAC PB
Somente nesta etapa final de entrega do PAC 2 à Paraíba, o investimento do MDA foi de quase R$ 8 milhões. Desde o início do programa, em 2012, até a próxima segunda-feira, 219 municípios paraibanos terão recebido 1057 máquinas - 219 retroescadaveiras, 218 motoniveladoras, 218 caminhões- caçamba, 201 caminhões-pipa e 201 pás carregadeiras -, totalizando investimentos de R$ 273,6 milhões no estado.
A delegada destaca que as motoniveladoras irão proporcionar a escavação de açudes e barragens subterrâneas, preparando os municípios para armazenar água da chuva, até então um dos grandes gargalos do semiárido, que não conta com reservatórios.  “Estamos muito felizes em concretizar todo esse processo vitorioso de entrega a todos os municípios situados na região semiárida, que ainda sofre com os efeitos intensos da estiagem”, afirma. 

SERVIÇO
Entrega de Máquinas do PAC 2
Data: Segunda-feira, 28 de abril
Hora: 15h
Local: Auditório do INCRA – Av. Desportista Aurélio Rocha, n.º 592 - Bairro dos Estados. João Pessoa (PB)

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Alhandra
Baia Da Traição
Borborema
Caaporã
Conde
Cruz do Espírito Santo
Curral de Cima
Juripiranga
Lucena
Marcação
Mari
Mataraca
Pedras De Fogo
Pilõezinhos
Pitimbu
Riachão Do Poço
Serraria

Gabriela Marcon

FONTE | MDA

Pitimbu na lista: MPPB confirma para o dia 28 as ações civis públicas contra gestores de 25 municípios da PB


Educação: MPPB confirma para o dia 28 as ações civis públicas contra gestores de 25 municípios da PB
Sob a presidência do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, os promotores de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda e Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, respectivamente coordenadores do Caop do Patrimônio e do Caop da Educação, reuniram os promotores de Justiça dos 25 municípios paraibanos que tiveram suas contas de 2010 e 2011 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), cujos gestores serão alvos de ações civis públicas (ACPs) por descumprirem preceito constitucional e não aplicarem o mínimo obrigatório de 25% dos seus recursos na educação.

Na reunião, realizada no final da manhã desta terça-feira (22), na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, ficou confirmado que as ações serão ajuizadas em um único momento, no próximo dia 28 de abril, 'Dia Internacional da Educação'. A data, conforme o promotor Clístenes Bezerra, foi escolhida para que, de forma emblemática e simbólica, dê visibilidade ao trabalho da instituição, visando o fim da impunidade nesses casos. “Precisamos intensificar os procedimentos para eliminarmos a sensação de impunidade”, voltou a ressaltar o promotor.

Os prefeitos serão responsabilizados por atos de improbidade administrativa e, com a condenação, poderão ter suspensos seus direitos políticos, que poderá chegar a oito anos. A contas rejeitadas pelo TCE, cujos prefeitos serão alvos das ações, são dos seguintes municípios: Barra de São Miguel, Cabedelo, Catingueira, Catolé do Rocha, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Imaculada, Ingá, Juru, Livramento, Marcação, Marizópolis, Monte Horebe, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Queimadas, Riachão do Bacamarte, Riacho dos Cavalos, São José dos Ramos, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sapé, Serra Branca e Serra Grande.

No encontro da manhã desta terça-feira, foram repassadas para os promotores as decisões e apresentado um modelo das as ações, como parte de uma política institucional. “Por uma sugestão da administração superior, o mesmo será feito em outras oportunidades contra os gestores das prefeituras que tiveram suas contas rejeitadas por não terem cumprido o preceito constitucional no que diz respeito à aplicação de recursos na área da saúde”, adianta Clístenes Bezerra. A reunião também foi acompanhada pelo secretário-geral da instituição, Carlos Romero Lauria Paulo Neto.




FolhadaPB com ClickPB

Pesquisa: Cássio cai, Ricardo sobe e reduz diferença na disputa ao governo; veja números

A mais nova pesquisa eleitoral na Paraíba revela sinais de movimentação nas intenções de voto para governador na disputa deste ano. Entre os dias 10 e 14 de abril, o Instituto Múltipla ouviu 1.000 eleitores em todo o Estado e constatou que a diferença entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) caiu para 13 pontos percentuais, registrando leve subida do socialista em comparação com as pesquisas divulgadas recentemente por outros institutos.
Na pesquisa da Múltipla, contratada pelo portal Paraiba.com.br e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 00006/2014, o senador Cássio aparece com 39,40% da intenção de votos e o governador Ricardo Coutinho com 26,40%, na pergunta estimulada. O ex-prefeito Veneziano Vital do Rego, do PMDB, soma 10,20% dos entrevistados.
A parcela do eleitorado que se declarou indecisa atinge 13.80%. Os que disseram que desejam votar em branco ou anular o voto somam 10.20%. A margem de erro é de 3,2%.
O portal Paraíba.com.br divulgará os números pela corrida ao Senado Federal, presidente da República e avaliação do governo.
O Instituto Múltipla está no mercado desde 2009, atuando em Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba. Além de pesquisas, o portal Paraíba vai acompanhar passo a passo as eleições de 2014, realizando entrevistas com os candidatos e cobrindo os debates a serem realizados pela Arapuan FM e pela TV Arapuan.
Paraiba.com

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...