Real Madrid vence San Lorenzo, leva o Mundial e fecha ano com quatro títulos

A influência do Papa Francisco não adiantou, nem a catimba antes e durante o jogo. Em campo, o Real Madrid fez valer a enorme superioridade técnica e venceu um valente San Lorenzo por 2 a 0, no Grand Stade de Marrakesh, para conquistar o Mundial de Clubes neste sábado. Sergio Ramos e Bale fizeram os gols do triunfo.
Este foi o primeiro título dos merengues na atual versão do torneio, coroando um ano que já havia sido classificado pelos jogadores e pelo técnico Carlo Ancelotti como fantástico – foram outras três taças em 2014: Copa do Rei, Supercopa da Europa e Liga dos Campeões. Em termos de Mundial, o Real já havia faturado três vezes no modelo antigo, que incluía apenas europeus e sul-americanos: em 1960, 1998 e 2002. Agora é o que tem mais conquistas, ao lado do Milan.O triunfo merengue veio com forte apoio da torcida local, que compareceu em peso para ver seus ídolos de perto – os marroquinos prepararam até um bandeirão para Cristiano Ronaldo. Os argentinos também marcaram presença: no mínimo, 12 mil deles ocuparam as arquibancadas e cantaram o jogo inteiro, mesmo quando o San Lorenzo ficou atrás do placar. Ao todo, 38.345 assistiram à partida no estádio.
Sergio Ramos, bola de ouro, Real Madrid, mundial de clubes (Foto: Getty Images)Sergio Ramos beija a Bola de Ouro de melhor jogador do Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)
Na premiação, Sergio Ramos recebeu a Bola de Ouro de craque do torneio, superando Cristiano Ronaldo, ganhador do troféu de prata. Surpreendentemente como sua equipe, o meia neo-zelandês de origem croata Vicelich, do Auckland City, ficou com a de bronze como o terceiro melhor do Mundial. O volante alemão Kroos se tornou o nono jogador a ganhar títulos mundiais por seleção e time no mesmo ano, repetindo os feitos dos brasileiros Gilmar, Zito, Mauro, Roberto Carlos e Ronaldo, e dos argentinos Pumpido, Ruggeri e Hector Enrique.
SAN LORENZO CATIMBA, MAS RAMOS SURGE DE NOVO
O duelo, marcado por polêmicas antes do jogo, com o San Lorenzo reclamando da arbitragem e questionando o "violento" Pepe, começou exatamente no clima de Libertadores criado pelos argentinos. Logo aos dois minutos, Cauteruccio fez falta por trás em Kroos, que se irritou e discutiu com o adversário.
O San Lorenzo, porém, não se limitou à catimba. Mesmo retardando o jogo, reclamando da arbitragem e abusando das faltas, o time argentino tentou ir para o ataque quando tinha a bola. Chegou a equilibrar o duelo, marcando forte e trocando passes, mas quando Cauteruccio comandava o time ao ataque, ficava clara a diferença entre os times: o camisa 9 do Ciclón era facilmente anulado por Pepe e Sergio Ramos.
Sergio Ramos, gol, Real Madrid x São Lorenzo  (Foto: Reuters)Sergio Ramos comemora primeiro gol da equipe merengue (Foto: Reuters)
Coube a Ramos, aliás, abrir caminho para a vitória. Se o Real estava pouco inspirado, criando pouco perigo pelo chão, o zagueiro apareceu novamente no ataque. Aos 36 minutos, Kroos bateu escanteio, e o defensor subiu livre para cabecear para as redes.
Antes do intervalo, o único revés do Real na partida. Aos 43 minutos, Marcelo precisou ser substituído por sentir uma lesão no quadríceps.
Atrás no placar, o San Lorenzo padeceu ainda mais com seu ataque inofensivo, sem conseguir superar a defesa merengue. O Real passou a ter mais o controle do jogo e começou a aproveitar os espaços na defesa, em arrancadas de Cristiano Ronaldo e Bale. Aos cinco minutos do segundo tempo, o galês recebeu na área, chutou e contou com colaboração do goleiro Torrico para ampliar a vantagem e selar a vitória.
Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo abraça Bale, e James agarra Pepe na festa pelo segundo gol (Foto: Reuters)

VERGONHA : Faculdade de Goiana é Outras 13 instituições de Ensino são reprovadas pelo MEC

Das 58 instituições de Pernambuco avaliadas em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC), 14 foram reprovadas. A análise divulgada nesta quinta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU) avaliou instituições de todo o País, levando em consideração o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e do corpo docente.

O Índice Geral de Cursos (IGC), que considera todos os cursos da instituição, gera uma pontuação entre 1 e 5. As instituições que receberam conceito 1 e 2 têm desempenho considerados "insatisfatórios", ou seja, são reprovadas. As faculdades e universidades que receberem pontuação baixa duas vezes consecutivas podem sofrer punições que podem chegar até a suspensão dos 
cursos oferecidos.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA | NOTA 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA | NOTA 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BELO JARDIM | NOTA 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA | NOTA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA | NOTA 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA | NOTA 2
FACULDADE DE ENFERMAGEM DE BELO JARDIM | NOTA 2
FACULDADE SANTA HELENA | NOTA 2
FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE | NOTA 2
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE | NOTA 2
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO RECIFE | NOTA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ARARIPINA | NOTA 1
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO | NOTA 1

*Com Informações do NE10

Brasileiro Gabriel Medina fatura título mundial de surf e entra para história

É fantástico. Eu não sei exatamente o que dizer. Eu quero agradecer Alejo por me ajudar. Eu amo essa torcida. Eu quero muito celebrar com todas essas pessoas, com meu pai e minha mãe. Eu sonhava com isso e agora virou realidade – afirmou Gabriel, que abandonou a bateria dele de quartas de final contra o compatriota Filipe Toledo para comemorar o título, mas depois voltou para a água quando faltavam pouco mais de dez minutos para o fim e, mesmo assim, o novo campeão acabou levando a melhor por 4,30 a 3,27 e avançou à semifinal em Pipeline.
Mesmo depois de comemorar bastante e se emocionar, Gabriel voltou para a água, conseguiu chegar na grande final em Pipeline e ser vice-campeão. Foi uma decisão épica e decidida nos últimos segundos. O novo campeão mundo ainda tirou uma nota 10 – o único da etapa -, em tubo perfeito de backside, na final contra o australiano Julian Wilson. Porém, ele acabou levando a virada na última onda do oponente e perdeu por 19,63 a 19,20 na decisão da valorizada e derradeira etapa. Seria a quarta vitória de Gabriel em 11 etapas da temporada 2014, Gabriel, levou o troféu na Gold Coast (AUS), nas Ilhas Fiji e em Teahupoo, no Taiti. Com o vice em Pipe, Gabriel fechou o WCT no topo com 62.800 pontos, contra 55.350 do vice-campeão, Fanning.
Contra o australiano Josh Kerr, Medina brilhou mais uma vez e se classificou para a grande final com vitória por 13,60 a 9,43. O adversário é o também “aussie” Julian Wilson.
Ninguém foi mais competente e magistral do que Gabriel nesta temporada. Ele assombrou gigantes e lendas do esporte, ganhou toneladas de experiência, lidou com pressão, superou limites e venceu três importantes etapas (Gold Coast, Fiji e Teahupoo). Ainda aos 20 anos, aquele garoto travesso que apenas queria se divertir em Maresias, no litoral paulista, provou que pode sim ser considerado um fenômeno. Passou pelos últimos obstáculos no Havaí e escreveu o seu nome na história com o título inédito, igualando o recorde de Kelly Slater, que conquistou o primeiro de seus 11 canecos com a mesma idade do brasileiro.
A bateria que poderia dar o título mundial a Gabriel Medina começou com o mar mexido e poucas ondas de alta qualidade. Número 29 do ranking mundial, Alejo Muniz se posicionou ao lado do vice-líder, Mick Fanning, para tentar dar o bote na hora certa e dropar uma boa onda. O tricampeão mundial saiu na frente com uma pequena nota 1,43 e o catarinense respondeu com um 1,03. Depois, nos outros primeiros 15 minutos de bateria, ambos não conseguiram encontrar boas ondas para aumentar os seus somatórios.
Gabriel Medina, comemoração, surfe Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)
Gabriel Medina vibra na areia de Pipeline, cercado de torcedores e amigos (Foto: Pedro Gomes Photography)
Na segunda metade de bateria, o marasmo do mar continuava atrapalhando os dois competidores. De um lado, Alejo lutava por ele, já que precisa de um grande resultado para continuar no WCT em 2015, e pela nação brasileira, que ele escolheu para defender. A vontade do argentino criado em Bombinhas (SC) prevaleceu e ele conseguiu surfar uma boa direita para Backdoor para tirar nota 5,50, somar 6,53 pontos e deixar Mick precisando de um 5,27 para virar a bateria e impedir que Medina fosse campeão mundial mesmo fora da água. Os minutos foram passando e nada de onda aparecer. Ótimo para Alejo, ótimo para Medina, ótimo para o Brasil! Acabou o tabu: um brasileiro é campeão mundial de surfe na elite do esporte.
BATERIAS DA TERCEIRA FASE
1.John John Florence (HAV) 16,33 x Adam Melling (AUS) 12,16
2. Owen Wright (AUS) 12,20 x Fred Patacchia (HAV) 11,17
3. Michel Bourez (TAH) 9,67 x Matt Wilkinson (AUS) 7,00
4. Josh Kerr (AUS) 10,50 x Jadson André (BRA) 7,87
5. Miguel Pupo (BRA) 5,17 x Filipe Toledo (BRA) 12,17
6. Gabriel Medina (BRA) 17,66 x Dusty Payne (HAV) 11,84
7. Kolohe Andino (EUA) 1,40 x Julian Wilson (AUS) 9,40
8. Bede Durbidge (AUS) 1,33 x Adrian Buchan (AUS) 11,53
9. Mick Fanning (AUS) 10,84 x Jeremy Flores (FRA) 7,67
10. Joel Parkinson (AUS) 6,76 x Sebastien Zietz (HAV) 8,93
11. Nat Young (EUA) 9,44 x Kai Otton (AUS) 10,67
12. Kelly Slater (EUA) 13,10 x Alejo Muniz (BRA) 15,50
BATERIAS DA QUARTA FASE
1. John John Florence (HAV) 6,74 x Owen Wright (AUS) 3,87 x Michel Bourez (TAH) 6,40
2. Josh Kerr (AUS) 4,97 x Filipe Toledo (BRA) 15,23 x Gabriel Medina (BRA)15,67
3. Julian Wilson (AUS) 6,43 x Adrian Buchan (AUS) 6,86 x Mick Fanning (AUS) 6,47
4. Sebastien Zietz (HAV) 4,54 x Kai Otton (AUS) 7,06 x Alejo Muniz (BRA) 6,43
BATERIAS DA QUINTA FASE
1. Filipe Toledo (BRA) 14,66 x Owen Wright (AUS) 3,8
2. Michel Bourez (TAH) 7,00 x Josh Kerr (AUS) 14,00
3. Mick Fanning (AUS) 2,44 x Alejo Muniz (BRA) 6,534. Sebastien Zietz (HAV) 10,34 x Julian Wilson (AUS) 17,46
BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL
1. Gabriel Medina (BRA) 4,30 Filipe Toledo (BRA) 3,27
2. John John Florence (HAV) 4,04 x Josh Kerr (AUS) 6,00
3. Adrian Buchan (AUS) 12,17 x Alejo Muniz (BRA) 3,77
4. Kai Otton (AUS) 2,77 x 17,83 Julian Wilson (AUS)
BATERIAS DE SEMIFINAL
1. Gabriel Medina (BRA) 13,60 x 9,43 Josh Kerr (AUS)
2. Adrian Buchan (AUS) 3,17 x Julian Wilson (AUS) 13,16
FINAL
Gabriel Medina (BRA) 19,20 x Julian Wilson (AUS) 19,63

Bancos não funcionam nos dias 25, 31 e 1º; contas podem ser pagas no dia seguinte


As agências bancárias não abrirão ao público ons dias 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que o dia 30 deste mês será o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.
Em 31 de dezembro, último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de seus balanços. Não haverá atendimento ao público nas agências bancárias.
Na véspera de Natal, dia 24, os bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução nº 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas.
De acordo com informações da Febraban, o pagamento das contas de água, luz, telefone e TV a cabo, e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados, poderá ser feito no próximo dia útil após o vencimento (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa.
Sobre os tributos, os boletos são emitidos normalmente já com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
O diretor-adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, “mesmo durante o feriado, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor”.
Além do internet banking e caixas eletrônicos (os ATMs), a população também pode realizar operações bancárias por meio do mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e estabelecimentos comerciais credenciados). 
Os clientes podem ainda agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) ou pagá-las se tiverem o código de barras, nos próprios caixas automáticos ou em correspondentes bancários.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

CURIOSIDADE: Conheça oito praias inusitadas pelo mundo

  VERMELHA
Nem todas as praias atraem turistas apenas por sua beleza: algumas despertam a curiosidade dos visitantes por serem incomuns. Conheça a seguir algumas delas:
A praia de Panjin, na China, se destaca por ter a cor vermelha. O tom incomum vem de um tipo de erva que cresce em lugares alcalinos e salinos. Quando ela está crescendo, no verão, tem o tom verde, mas no outono ganha a cor vermelha.
A Praia Vermelha fica a 40 km do centro da cidade de Panjin e se tornou destino procurado para o ecoturismo. Há vários resorts e outros tipos de acomodações em volta.
Boa parte do local é considerado área de proteção ambiental, mas há um parte aberta para os visitantes. É possível tirar fotos a partir de uma plataforma que se projeta no meio da água.
A região é considerada parque ecológico e é rica em animais selvagens e pássaros.
Com porcos nadadores
Ilha dos Porcos, nas Bahamas, em que porcos nadam em meio a turistas (Foto:  Christopher Dorobek/Creative Commons)Ilha dos Porcos, nas Bahamas, em que porcos nadam em meio a turistas (Foto: Christopher Dorobek/Creative Commons)
Turistas e moradores de uma praia nas Bahamas têm uma companhia inusitada nos banhos de mar. Na ilha Big Major Spot, é comum ver porcos deitados na areia ou mergulhados na água cristalina.
Não sabe como os porcos domésticos passaram a viver na praia, mas os locais estão acostumados com eles, alimentando-os por anos. Há até quem se anime a acompanhá-los em mergulhos.
Fora da costa
A praia de Gulpiyuri fica no meio do campo, a 100 metros da costa (Foto: Arturo/Creative Commons)A praia de Gulpiyuri fica no meio do campo, a 100 metros da costa (Foto: Arturo/Creative Commons)
Tão pequena que é conhecida por alguns como “a menor praia do mundo”, Gulpiyuri, na Espanha, chama a atenção por outra característica incomum: apesar de ter areia e água salgada com ondas, ela não fica à beira-mar.
Localizada a cerca de 100 metros distante da costa, a praia fica no meio de um prado, cercada por plantações agrícolas, na região das Astúrias, norte da Espanha.
Graças a uma singularidade geológica, a água do mar chega até lá por túneis formados pela erosão entre as rochas.
Essa “praia de interior” tem menos de 50 metros de extensão e água cristalina de baixa profundidade. Quando a maré sobe, a pequena faixa de areia quase some.
Coberta de bilhões de conchas
Praia das Conchas, na Austrália (Foto: Anne Montfort / Photononstop/ AFP)Praia das Conchas, na Austrália (Foto: Anne Montfort / Photononstop/ AFP)
Bilhões de pequenas conchas brancas cobrem toda a faixa de areia de uma praia da Austrália.Conhecida como Praia das Conchas, a região de L’Haridon Bight tem mais de 100 km de extensão. Os montes de conchas chegam a ter 10 metros de profundidade.
As conchas são todas pertencentes a uma espécie só de animal: o Fragum erugatum, conhecido como molusco de Hamelin. A razão para o acúmulo dos moluscos de Hamelin é a alta concentração de sal na água da região. O ambiente excessivamente salino é favorável para esse animal, mas não para seus predadores.
A 'Praia das Conchas' fica em uma reserva natural na área de Shark Bay, na costa oeste da Austrália, perto da cidade de Denham.
Praia-aeroporto
  •  
Foto de Daniel Botelho mostra mulher mergulhando em St. Maarten, no Caribe, enquanto avião sobrevoa a ilha (Foto: Daniel Botelho/Divulgação)Foto de Daniel Botelho mostra mulher mergulhando em St. Maarten, no Caribe, enquanto avião sobrevoa a ilha (Foto: Daniel Botelho/Divulgação)
Maho, uma pequena praia em St. Maarten, no Caribe, fica lotada de visitantes que querem observar os aviões sobrevoando a areia, muito perto dos banhistas.
O aeroporto Princess Juliana, que fica ali ao lado, figura em várias listas que reúnem os lugares com pousos mais belos do mundo.
Escondida
Praia escondida no México (Foto: Puerto Vallarta Day Tours/Divulgação)Praia escondida no México (Foto: Puerto Vallarta Day Tours/Divulgação)
As Ilhas Marietas, no México, abrigam uma praia escondida, circundada por terra por todos os lados.
Para chegar a ela, é necessário nadar por um arco de rocha, por onde a praia se comunica com o mar, ou andar por cima da ilha para entrar no “buraco” em que ela fica oculta. Localmente, o lugar é conhecido como “Praia Escondida” ou “Praia do Amor”. Diferentes agências de turismo organizam passeios de barco até lá.
Com barreira contra ondas gigantes
Sequência mostra como as ondas gigantes ultrapassam o paredão de rocha na praia de Puerto Nuevo, em Porto Rico (Foto: Reprodução/Youtube/tmjmccormack)Sequência mostra como as ondas gigantes ultrapassam o paredão de rocha na praia de Puerto Nuevo, em Porto Rico (Foto: Reprodução/Youtube/tmjmccormack)
Um enorme paredão de pedras calcárias transformou uma praia em Porto Rico em uma espécie de piscina natural. Mas as ondas que se formam na região são tão grandes que em alguns momentos ultrapassam essa barreira, jorrando água nos banhistas que ficam desse lado da praia (veja vídeo).
Mesmo quando as ondas não ultrapassam as pedras, a água penetra pelas ranhuras da parede rochosa constantemente. A praia se chama Puerto Nuevo e fica em Vega Baja, no norte do país.
Com 'bolas de boliche'
Praia das Bolas de Boliche, na Califórnia (Foto: Creative Commons/Broken Inaglory)Praia das Bolas de Boliche, na Califórnia (Foto: Creative Commons/Broken Inaglory)
A Bowling Ball Beach (praia das bolas de boliche), na Califórnia, foi batizada com esse nome por causa de sua peculiar paisagem. A areia é repleta de rochas tão redondas, lisas e de tamanho uniforme que lembram as bolas usadas nesse jogo.
Mas não há ação humana nesse processo. Tecnicamente, essas rochas são chamadas de concreções e se formam pela deposição de determinados tipos de cimento mineral.
Situada na Costa de Mendocino, a praia é famosa também por oferecer uma ótima visão do pôr do sol.

UFC : Curtinhas: “A lenda vai ressurgir”, diz pôster de evento com volta de Spider

O UFC divulgou nesta quinta-feira o pôster oficial do evento de número 183, que acontece no dia 31 de janeiro, em Las Vegas, nos EUA. O destaque é a volta de Anderson Silva ao octógono, depois da lesão sofrida no duelo contra Chris Weidman, em dezembro passado.
No pôster, Spider faz pose de “aranha” contrastando com o rosto de Nick Diaz ao fundo. O pupilo de César Gracie é seu adversário na luta principal do evento. Abaixo de Anderson, aparece a legenda: “É tempo para uma lenda ressurgir”.

CINE SESI : leva cinema gratuito a Pitimbu e Pedras de Fogo neste fim de semana


Este fim de semana é a vez de Pitimbu e Pedras de Fogo receberem o Cine Sesi Cultural. O projeto, que este ano passa por 32 cidades da Paraíba, vai levar ao público dos dois municípios a oportunidade de assistir filmes ao ar livre, com distribuição gratuita de pipoca.
Entre os dias 19, 20 e 21 de dezembro, serão exibidos os curtas “Pimenta”, “A Menina Espantalho” e “Leonel Pé de Vento”, além dos longas “Cine Holliúdy”, “A Busca” e “A Era do Gelo 4″. As sessões têm início às 18h30 e acontecem na Praça do Senhor do Bonfim, em Pitimbu, e na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo.
O objetivo do Cine Sesi Cultural é oferecer aos habitantes de cidades onde não existem cinema a oportunidade de contato com a sétima arte e proporcionar experiências cinematográficas. Segundo a Ancine (Agência Nacional de Cinema), o Brasil possui 2.765 salas de exibição, com grande parte situada nas capitais e grandes centros, e, embora o país tenha ganhado 120 novas salas no primeiro semestre de 2014, mais de 90% foram abertas em cidades com população entre 100 mil e mais de 500 mil habitantes. Este panorama reforça ainda mais a importância do projeto.
Este é o último Cine Sesi Cultural do ano, o projeto retorna a levar suas caravanas aos municípios do estado no segundo final de semana de janeiro.
SERVIÇO: Cine Sesi Cultural 2014
Data: 19, 20 e 21 de dezembro, a partir das 18h30.
Local: Pitimbu e Pedras de Fogo
Programação:
Sexta-feira, 19/12 – “Pimenta” e “Cine Holliúdy”.
Sábado, 20/12 – “A Menina Espantalho” e “A Busca”.
Domingo, 21/12 – “Leonel Pé de Vento” e “A Era do Gelo 4″.

CAMPEONATO PARAIBANO JUNIORES 2014. BOTAFOGO VENCE SERRANO DE CG E SER CONSAGRA CAMPEÃO ESTADUAL

Na tarde desse sábado (13), no Estádio José Américo de Almeida Filho (O Almeidão), Botafogo-PB e Serrano, de Campina Grande, realizaram a grande final do Campeonato Paraibano de Futebol, categoria Juniores (Sub 20), melhor para o time da Capital, que venceu pelo placar de 3 a 1, gols de Neto, Lucas e Índio, enquanto que João Pedro fez o gol de honra dos campinenses. Com esse resultado, os garotos da Maravilha do Contorno conquistaram o certame estadual 2014.


Comemorações a parte, o time Juniores do Botafogo-PB não terá muita folga neste fim de ano, isso porque o ano novo já começa com um novo desafio, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde os garotos da Maravilha do Contorno estreiam às 14h do dia 4 de janeiro, diante o Nacional-SP, até lá, os treinos continuam, inclusive com a previsão de um amistoso antes do embarque para São Paulo-SP, onde realizará seus jogos no Estádio Nicolau Alayon, também conhecido com Comendador Souza, localizado na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, campo do Nacional Atlético Clube, primeiro adversário do Campeão Paraibano, que ainda enfrentará nesta primeira fase o Goiás-GO (07/01, às 16h) e o Rio Claro-SP (10/01, às 14h)


blog ; categoria de  base

Ex-gestor é multado em mais de 3 millhões e ex-prefeita de Pedras de Fogo tem contras reprovadas

O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido nesta quarta-feira (17), emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2012 do ex-prefeito de Imaculada, José Ribamar da Silva, a quem imputou o débito de R$ 3.173.330,00 por despesas irregulares e pagamentos não comprovados, conforme voto do conselheiro Fernando Catão, relator do processo. Cabe recurso.
A ex-prefeita de Pedras de Fogo, Maria Clarice Ribeiro Borba, teve as contas de 2011 reprovadas, entre outros motivos, por despesas irregulares, razão pela qual sofreu débito superior a R$ 803 mil, em parte aplicado, solidariamente, a empresas contratadas durante o exercício.
Gastos sem comprovação acarretaram a reprovação das contas de 2012 do ex-prefeito de Remígio, Luís Cláudio Régis Marinho, a quem foi imposto débito superior a R$ 150 mil.
O ex-prefeito de Araçagi, Onildo Câmara Filho, teve as contas de 2012 desaprovadas em razão, sobretudo, do não pagamento de obrigações previdenciárias, irregularidade que resultou déficit financeiro para o município, como entendeu o relator Oscar Mamede Santiago Melo.
O não recolhimento de contribuições previdenciárias acarretou, também, a reprovação, por maioria, às contas de 2012 do ex-prefeito de São Bento, Jaci Severino de Souza. A questão previdenciária, além de restos a pagar, contribuíram para a desaprovação, ainda, às contas de 2012 do prefeito de Belém do Brejo do Cruz, Germano Lacerda Cunha, conforme propôs o relator Marcos Costa.
Em 2012, o município de Riachão passou pela administração de três gestores. Na sessão desta quarta-feira, o TCE aprovou as contas de dois deles (Paulo Cunha Torres e Deoclécio de Sousa Cunha) e reprovou a do terceiro (Erinaldo Moura do Nascimento) por falhas que incluíram o não recolhimento de contribuições previdenciárias, restos a pagar e abertura de crédito suplementar sem autorização legislativa. Cabem, também, recursos contra todas essas decisões.
Tiveram as contas de 2012 aprovadas os ex-prefeitos de Belém (Roberto Flávio Guedes Barbosa), Emas (Fernanda Maria Marinho de Medeiros Loureiro) e São Miguel de Taipu (Marcilene Soares da Costa), por maioria de votos, nesses três casos.
Também houve aprovação às contas oriundas das Prefeituras de Duas Estradas, Lastro e Paulista (exercício de 2012), Cajazeirinhas, Aparecida, São Domingos, Camalaú, Coxixola e Congo (2013).
O TCE aprovou as contas de 2012 das Câmaras Municipais de São João do Tigre, Princesa Isabel, Coremas, Capim, João Pessoa e Junco do Seridó. Também foram aprovadas as contas de 2013 das Câmaras de Gurinhém, Imaculada, Algodão de Jandaíra e Aroeiras.
Os processos inscritos na pauta de julgamentos representavam movimentação de recursos da ordem de R$ 838.997.583,96. Conduzida pelo presidente Fábio Nogueira, a sessão plenária teve as participações dos conselheiros Umberto Porto, Arnóbio Viana, Arthur Cunha Lima, Fernando Catão, Nominando Diniz e André Carlo Torres Pontes. Também, as dos conselheiros substitutos Antonio Cláudio Silva Santos, Antonio Gomes Vieira Filho, Marcos Costa, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pela procuradora geral Elvira Samara Pereira de Oliveira.

Luto! Morre no Trauma morador de Pitimbu baleado em briga de militares em João Pessoa

Faleceu nesta quarta-feira (17) no Hospital de Trauma da Capital, o morador de Pitimbu conhecido como ‘Carlão de Nova Vida’, que foi baleado durante uma discussão de trânsito entre dois militares, no Centro de João Pessoa. Carlão passava pelo bairro Varadouro no momento que o bombeiro aposentado disparou o tiro que o acertou.
O fato ocorreu no dia 25 de novembro, quando um sub-tenente do Corpo de Bombeiros colidiu seu carro na traseira de um veiculo que era dirigido pelo tenente Tavares do 12º BPM. Apresentando sintomas de embriagues o militar do Corpo de Bombeiros ficou revoltado com o acidente que ele mesmo provocou, sacou sua arma e atirou três vezes contra o tenente que por sorte não foi atingido. Porém, o senhor Carlão morador do assentamento Nova Vida, não teve a mesma sorte e foi atingido por um dos disparos.
O tiro atingiu o abdômen da vitima que estava a passeio no Centro de João Pessoa. Ele foi socorrido para o Hospital de Trauma da Capital onde passou por cirurgias, e, após 22 dias de internação veio a óbito.

Obama e Raúl Castro anunciam retomada das relações de Cuba e EUA

 Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram nesta quarta-feira (17) o restabelecimento das relações dos Estados Unidos e Cuba. O embargo comercial ao país caribenho, no entanto, permanecerá.
Obama confirmou que Cuba libertou nesta quarta o prisioneiro americano Alan Gross e, em troca, três agentes de inteligência cubanos que estavam presos nos Estados Unidos voltaram à ilha. A transferência de Gross e dos cubanos Luis Medina, Gerardo Hernandez e Antonio Guerrero foram concluídas.

Os EUA anunciaram as seguintes medidas:
- restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países;
- facilitar viagens de americanos a Cuba;
- autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba;
- autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba;
- início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba a telecomunicação e internet.

As medidas incluem ações práticas como o restabelecimento de uma embaixada americana em Havana e a revisão da designação dada pelos EUA a Cuba de Estado que patrocina o terrorismo.
Obama também disse que espera um debate sério do Congresso norte-americano para que levante o embargo que o país mantém a Cuba, que proíbe a maioria das trocas comerciais. Os dois países não se relacionavam desde 1962 - mantendo apenas seções de interesse de nível menor desde 1977 em suas respectivas capitais.Obama disse que a normalização das relações com Cuba encerram uma "abordagem antiquada" da política externa americana. Ao justificar a decisão, o presidente disse que a política "rígida" dos EUA em relação a Cuba nas últimas décadas teve pequeno impacto.
O presidente americano afirmou acreditar que os EUA poderão "fazer mais para ajudar o povo cubano" ao negociar com o governo da ilha.
Ele usou uma frase em espanhol durante o discurso: "Todos somos americanos".
"A mudança é difícil nas nossas vidas e na vida das nações. E a mudança é ainda mais difícil quando nós carregamos a carga pesada da história nos nossos ombros. Mas hoje nós estamos fazendo essas mudanças porque é a coisa certa a fazer."
Em Havana, Raúl Castro confirmou o restabelecimento de relações diplomáticas e disse que quer restabelecer os vínculos especialmente no que se refere a viagens, correio postal direto e telecomunicações.
"Exorto ao governos dos Estados Unidos a remover os obstáculos que impedem os vínculos entre nossos povos", disse Castro.
"Devemos aprender a arte de conviver de forma civilizada com nossas diferenças"
 
Raúl Castro
'Profundas diferenças'
Castro disse ainda que reconhece que há “profundas diferenças” entre os dois países, “fundamentalmente em matéria de soberania nacional, democracia, direitos humanos e política exterior”, para em seguida completar: “Reafirmo nossa vontade de dialogar sobre todos esses temas.”
O presidente cubano ainda disse que a ilha vai libertar e mandar para os EUA um homem de origem cubana que espionou para os americanos -- não se trata, nesse caso, de Alan Gross, que já está em solo americano.

Papel do Vaticano
Obama e Castro mencionaram o papel do Vaticano e do Papa Francisco em facilitar as negociações históricas entre os dois países. Obama dissse que o Papa ajudou ao pressionar pela libertação do americano Alan Gross. Raúl Castro também agradeceu o apoio do Papa Francisco para "ajudar a melhorar as relações entre Cuba e os EUA". Ele também agradeceu ao Canadá pelo apoio logístico.

Após o anúncio, Papa Francisco parabenizou os dois países e disse que continuará a apoiar o fortalecimento das relações bilaterais.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que a troca de prisioneiros entre EUA e Cuba foi um gesto "corajoso" do presidente Barack Obama e que tratou-se de uma vitória para a ilha. "Temos que reconhecer o gesto de Obama, um gesto corajoso e necessário", disse Maduro a líderes do Mercosul em reunião na Argentina.
tópicos:

RÔMULO GOUVEIA E PEDRO CUNHA LIMA SÃO VAIADOS DURANTE DIPLOMAÇÃO

Os deputados federais eleitos Rômulo Gouveia (PSD) e Pedro Cunha Lima (PSDB) foram vaiados durante a cerimônia de diplomação, na tarde desta quarta-feira (17), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Quando tiveram o nome citado, ambos foram vaiados durante alguns segundos pelo público presente, ao contrário dos deputados estaduais eleitos, Ricardo Barbosa (PSB) e Estela Bezerra (PSB), do deputado federal Veneziano Vital (PMDB) e do governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB), ovacionados durante alguns minutos.
A diplomação é uma solenidade onde a Justiça Eleitoral atesta que o candidato cumpriu todas as formalidades prevista na legislação e está apto a exercer o mandato para o qual foi eleito. O diploma é um documento oficial indispensável para que o político tome posse no cargo. Ele é assinado pela autoridade competente, no caso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
Na Paraíba serão diplomadas 71 pessoas. O governador eleito e a vice; o senador e dois suplentes; 12 deputados federais e seis suplentes; e 36 deputados estaduais e 12 suplentes.

Pai reencontra filha depois de 15 anos por causa de multa de trânsito na Paraíba; veja

Você acredita no acaso? O Fantástico mostra uma história surpreendente, que tem um final inesperado. Início da história: um policial resolve parar um caminhão que tinha acabado de fazer uma ultrapassagem proibida na estrada.
Região de Campina Grande, Paraíba. O trecho da BR-230 é conhecido pelas ultrapassagens perigosas. “Estávamos atrás do caminhão dele quando ele fez a ultrapassagem nessa ladeira e mais à frente nós o abordamos”, lembra o policial rodoviário federal Gustavo Grisi.
Trabalhando na boleia do caminhão há 30 anos, Sidor Albrecht estava com pressa naquela quinta-feira, 04 de dezembro. O frete entre Marabá e Campina Grande estava quase terminando. Foram três dias de viagem, quase 1,8 mil quilômetros. E ele fez uma ultrapassagem proibida na faixa dupla. “Falei para o guarda: ‘Estou errado, pode multar, não tem problema não’”, afirma.
A multa foi aplicada na hora: R$ 957. E quando a notificação acontece assim, na estrada, os policiais precisam se comunicar por rádio com a base para fazer uma checagem dos documentos – tanto do motorista, quanto do veículo. Foi aí que as surpresas começaram.
O policial não encontrou nada no sistema da polícia, mas ficou intrigado com o nome diferente e resolveu buscar também na internet. “Quando eu fiz a consulta, surgiram alguns resultados. Mas somente um chamou a minha atenção, que foi aquela mensagem que dizia: ‘Estou à procura do meu pai’”, conta o policial rodoviário Daniel Pereira.
Era uma mensagem publicada dois anos antes em um fórum de pessoas desaparecidas. “Quando eu vi a mensagem dela, também lembrei da minha história. Nos últimos 20 anos eu também estive à procura do meu pai, então eu sei o que aquela moça estava passando. Eu encontrei o meu pai esse ano”, diz Daniel.
A autora da mensagem é de Fortaleza. Vitória Albrecht, uma jovem de 17 anos, que foi mãe aos 15. Estava grávida quando escreveu e sentia falta do pai que não conhecia. “Já tinha até me esquecido que eu tinha botado. Pensava que era mentira quando ligaram”, conta.
A mensagem sensibilizou o policial. “O que a Vitória fez foi como escrever um bilhete, colocar em uma garrafa e lançar no mar. E a gente teve a sorte de encontrar essa garrafa”, conta Daniel.
Seu Sidor, que já tinha assinado a multa e sido liberado, foi chamado de volta. Pelo rádio, ouviu a mensagem lida pela policial da base Soraya: “Gente, eu sou a Vitória, tenho 15 anos. Moro em Fortaleza, procuro o meu pai Sidor Albrecht. Ele é caminhoneiro, há anos eu venho tentando encontrá-lo”, dizia a voz no rádio.
Era a notícia da filha que ele não viu crescer porque ficou 15 anos sem contato.
No fim da década de 90, Sidor terminou o primeiro casamento, no estado do Mato Grosso. Nas viagens pelo Brasil, o caminhoneiro se envolveu com a mãe biológica de Vitória em Fortaleza. Ela nasceu, mas a relação não foi para frente. Sidor se casou de novo no Mato Grosso.
A mãe de Vitória deixou a bebê no Ceará com sua irmã, Socorro, e foi trabalhar em Santa Catarina. Maria Socorro Alexandre assumiu a criação de Vitória. “A mãe da Vitória de verdade sou eu. Eu criei ela”, se emociona.
Nessa ‘troca de mães’, o pai – que estava longe – foi perdendo contato com a filha. “Eu parei de viajar para o Nordeste. A última vez que eu vi ela foi quando ela tinha dois anos. Depois eu mudei de emprego, a empresa não viajava para cá e daí eu fui perdendo o contato”, lembra Sidor.
Dona Socorro e a família mudaram de casa, a comunicação ficou ainda mais difícil. “Ele ligava em um telefone comunitário aqui na outra rua e não chegava aqui o recado”, ressalta Socorro.
Mas na mensagem da internet, Vitória colocou seus números de telefone. Depois de 15 anos, Sidor finalmente conseguiu ligar para a filha.
Sidor: A primeira instância que eu liguei, eu nem consegui falar.
Vitória: A pessoa não falou, ficou só escutando. Eu falei: ‘Vá para a casa do’ lá, eu peguei e desliguei.
Sidor: Eu liguei de novo, e ela: ‘Quem está falando?’. Eu disse: ‘Quem é a pessoa que você quer conhecer muito?’.
Vitória: Veio na mente: meu pai!
Sidor: Ela chorou muito, e eu também chorei junto com ela.
Vitória: Acho que ele já me ligou umas 300 vezes nesses dias. Ele não para. É de hora em hora.
Mas até aqui, o reencontro só tinha sido por telefone. Depois da primeira ligação, Sidor descarregou o caminhão em Campina Grande e foi para João Pessoa conseguir um novo frete: dessa vez para Fortaleza. “Para conhecer a minha filha”, conta Sidor. “Hoje eu estou muito feliz porque vou rever minha filha”, comemora.
Apenas um dia de estrada e ele chegou à cidade da filha, Vitória. Sidor fez uma caminhada bem rápida até a casa da filha, em um bairro da periferia de Fortaleza. A ansiedade foi muito grande. “Não vejo a hora de poder encontrar ela e dar um abraço”, conta.
Momentos antes do reencontro, Sidor não consegue segurar a emoção. Logo o avô conhece o netinho. “Agora o vô tem um netinho também”, brinca.
Sidor é grato a Dona Socorro, a mãe que não é biológica, mas criou Vitória com todo amor. “Você cuidou bem da minha filha”, diz Sidor. “Daqui para frente quero que ele me dê bastante amor, que ele nunca mais separe de mim. Passou muito tempo longe. Só isso”, diz Vitória.

Prefeito Renato Mendes e deputado Branco Mendes são homenageados na Capela de Santa Luzia em Nova Alhandra.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes e o deputado Branco Mendes foram homenageados na noite desta quarta-feira (30) na capela de Santa...